Navegue
15
jan
2010

Sobra água na represa, falta na torneira


Eu queria mesmo escrever sobre o Ano Internacional da Biodiversidade (2010). Mas o Alex Piaz fez o favor de avisar que a gente está com um problemão hídrico em São Paulo e eu não resisto. O Sistema Cantareira que abastece boa parte da capital paulista está sobrecarregado de água, graças às chuvas muitas deste começo de ano. A grande ironia é saber que teremos de “jogar água fora” (comporta abaixo) agora e evacuar de centenas de pessoas das margens do sistema e que em breve, a torneira vai secar.

Direto lá do De Olho nos Mananciais, feito pelo ISA:

O Sistema Produtor de Água Cantareira é considerado um dos maiores do mundo. Sua área total tem aproximadamente 227.950 hectares (2.279,5 Km²), e abrange 12 municípios, sendo quatro deles no estado de Minas Gerais (Camanducaia, Extrema, Itapeva e Sapucaí-Mirim) e oito em São Paulo (Bragança Paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Joanópolis, Nazaré Paulista, Mairiporã, Piracaia e Vargem). É composto por cinco bacias hidrográficas e seis reservatórios interligados por túneis artificiais subterrâneos, canais e bombas, que produzem cerca de 33 m3/s para o abastecimento da Região Municipal de São Paulo, o que corresponde a quase metade de toda a água consumida pelos habitantes da Grande São Paulo.

Preciso dizer que tudo isso está sob forte pressão por conta do crescimento do uso do solo? E que para dar conta do abastecimento atual de sua população, são necessários oito sistemas produtores de água, que produzem aproximadamente 68 mil litros de água por segundo (ou 5,8 bilhões de litros de água por dia), uma quantidade de água suficiente para encher 2.250 piscinas olímpicas por dia?

Além das famílias sob risco, nós moradores desta urbe enlouquecida e maravilhosa, corremos o risco de ficar sem água. Que tal um pouquinho de eficiência na produção? A gente pode ajudar, sempre, ficando de olho nos vazamentos, tanto dentro como fora de casa, e economizando.

foto: Ariful H Bhuiyan, em CC

Postado por:
Categorias:
Brasil, ecologia, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo