Navegue
19
nov
2013

Ocupar o futuro #webbr2013

Vagner Diniz, abertura Web.br 2013

Tô chegando do Web.br2013, encontro organizado pelo W3C Brasil, NIC e CGI para conversar sobre… web. Para você, que não está ainda muito enfronhado na língua digital: web é diferente de internet. Embora a gente use, sim, os dois como sinônimos, tecnicamente, não são.

Internet é a rede. Web é o que a gente faz na rede. Ou seja… sopa de letrinhas. HTML 5, CSS 3, Javascript (esse lindo que me escapa desde sempre) e outros quetais são a ortografia e a gramática que habitamos quando navegamos. E essa sopa de letrinhas está em mais do que você pode imaginar: no celular, no tablet, nas ruas.

Foram 4 trilhas que exploraram o muito que se faz todos os dias aqui. E, para mim, é um prazer este tipo de evento – me dá gás pra escrever, contar histórias, aprender outras coisas, sair da caixinha de todo dia. Sem contar que a gente encontra muitos amigos! 🙂

O que ficou?

Um fato: é possível, sim, oferecer wifi de qualidade em eventos. A rede lá estava impecável! E descobri como se faz: 2 links redundantes e uma montanha de equipamentos parrudos para garantir sinal em quatro andares! Fiquei impressionada (inclusive com o preço da comodidade, é caro!).

A imagem da abertura, do Vagner Diniz, gerente do escritório do W3C Brasil, com a sua frase “Web para todos: a internet é fundamental para a democracia”. As tendências que a equipe do W3C apresentou também foram marcantes. A da Yaso está aí embaixo:

Web trends na #Webbr2013 from Yaso Córdova

Temos muito a fazer, soluções ótimas, gente que sabe fazer. Falta, sim, um tanto de participação e conversas. Porque, acho, só assim a gente vai construir uma web que realmente nos garanta a tal democracia. Outra, não esta que a gente vive em vias de transmutação.

A primeira é visível: muitas mulheres num evento de web – não só na plateia, também no palco. Então fecho esse post com a foto de muitas queridas, durante o coffee break, pra dizer: a web é de [email protected] ‘Bora lá ocupar, mulherada.

E tem resumo bacanudo do que rolou no Storify.

Se vocês animaram: corram que tem muitos grupos do W3C – Comunidades e grupos de interesse – com os mais diversos temas e precisando de população brasileira. Vamos lá!

Foto1:  W3C 18/11/2013 – Trilha Header – #webbr2013 Centro de Convenções Rebouças – São Paulo – Peu Robles/W3C Brasil

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo