Navegue
15
out
2009

Mudar já para viver sempre

Dia Sem Sacolas Plásticas

O Blog Action Day é uma mega-super-über-blogagem coletiva mundial, em que blogs do mundo inteiro são convidados a escrever sobre um mesmo tema de importância geral ao planeta. Em 2007, o tema foi Meio Ambiente – que ficou lá no Nossa Opinião, uma tentativa coletiva que não foi à frente. Em 2008, o tema foi Pobreza, e eu convoquei a mulherada, que tem toda a capacidade e vontade para vencer este desafio mundial. Confesso que prefiro o tema deste ano: Mudanças Climáticas.

Vou aproveitar a deixa do Ministério do Meio Ambiente, que declarou o dia de hoje dia sem Sacolas Plásticas, e o e-card produzido pela Rede Ecoblogs para voltar ao velho tema que tanto repito aqui: pequenas atitudes sempre causam grandes mudanças. O mundo está a menos de dois meses da reunião da ONU sobre Mudanças Climáticas em Copenhague, que talvez seja um novo começo para o planeta azul, a depender dos líderes do hemisfério norte. Graças que os americanos nos livraram da praga chamada Bush. Mas será que isso vai resolver algo?

Enquanto a galera que comanda vai falando – serão palavras vazias? Politicagem? Vai saber – cabe a cada terráqueo a tarefa de economizar recursos. TODOS os recursos. Combustíveis fósseis, energia elétrica (seja qual for a sua origem), bens de consumo. Conquistar de volta o que perdemos, como desejamos no grupo Quero o meu Clima de Volta provavelmente é uma utopia. Exemplo rápido: para Sampa voltar a ser a terra da garoa seria necessário demolir a metrópole e recuperar a mata atlântica original de fábrica. Vamos combinar que não vai rolar, né? Mas a gente pode, sim, pressionar por fios enterrados, mais árvores nas ruas, menos verticalização, mais qualidade e eficiência energética no transporte público…

Acredito piamente que pequenas coisas mudam tudo. Evitar as sacolinhas plásticas é apenas uma delas. Só quem, como eu, sempre tem ecobags na bolsa, sabe o prazer e a delícia de ver o rosto abobado dos outros consumidores na fila do supermercado olhando você empacotar a compra da quinzena em duas sacolas, que carrega com muito mais facilidade e sem usar um único saco plástico. Em breve eu invento um jeito de comprar as frutas sem saquinhos, aguardem.

Enquanto isso, vejo pequenas movimentações empresariais. Bancos com tudo impresso em papel reciclado – até talão de cheques – já são quase regra. Empresas mais conscientes, como o UOL, onde estive ontem, têm caixas para reciclagem de papel e plástico. A FIESP (Federação das Indústrias do Estado de S. Paulo) lançou, nesta semana, um manifesto sobre o tema. Documento altamente político e irrelevante. Não cita, por exemplo, uso de energia solar e eólica. FAIL!

Atenção fabricantes e comerciantes! Sabem o que é fundamental? Menos consumo de recursos naturais (reuso, redução, reciclagem…); embalagens que causem menos impacto e lixo; transparência do impacto da produção no meio ambiente – descritos nas embalagens, como a composição dos alimentos. Postos de coleta em TODOS os municípios, campanhas de educação da população sobre o impacto humano no meio ambiente. Claro que tudo passa por educação… Com investimentos como os nossos na área, quem sabe em 2050 estaremos melhores? Com certeza, não.

Pense nisso na hora de votar ano que vem.

Outros posts bacanudos que participam do Blog Action Day09:

Postado por:
Categorias:
ecologia, Rede Ecoblogs, web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo