Navegue
31
out
2011

Hoje é Dia do Saci: hora de contar histórias

Saci Pererê

Desde 2003 existe um movimento pra lá de bacana na internets brasileira: A Sociedade dos Observadores de Saci. A galera conseguiu até um decreto dizendo que dia 31 de outubro é Dia do Saci! Eu descobri esta conversa há alguns anos, culpa do Paulo Bicarato, este querido. E, como a galera do Gemind começou com a coisa do Dia das Bruxas, eu resolvi reavivar o Saci aqui no Ladybug. Porque sem oposição, nada tem graça, vamos combinar.

Saci é tudo de bom. Ele entrou na minha vida com os livros do Monteiro Lobato, em o Sítio do Picapau Amarelo. O personagem é divertido, maroto e coloca medo em todo mundo – até o Monteiro aparecer na parada com o Pedrinho e reverter a imagem do personagem. Surge em dias de ventania, nos rodamoinhos. E a gente pode caça-los com uma peneira – engarrafando o saci numa garrafa com uma rolha especial. Perna única, gorro vermelho e cachimbo são as características…

Uma pena a gente adotar as abóboras, chapéus de bruxa e fantasias para comemorar o dia 31. Se for pra se render a lendas alheias, acho que prefiro a festa religiosa que dá origem à comemoração do Dia das Bruxas (vale ler este verbete da Wikipedia_pt, muito do bão). O Samhain, que vai até dia 2 de novembro, e que a igreja católica incorporou ao calendário – é um tanto mais interessante na tradição celta.

Se é pra se render ao estrangeirismo, fico com a diversão do Dia dos Mortos mexicano, suas caveiras e suas comemorações pelo retorno dos entes queridos.

E você, como vai comemorar hoje?

Postado por:
Categorias:
Brasil

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo