Navegue
15
nov
2010

Ferramentas para o jornalismo na rede

Eu não canso de ver jornalistas, vida afora, sem saber ao certo o que a internet tem a oferecer. Para meu espanto, muitos nem mesmo usam o Oráculo e, pior, não sabem o que é RSS – e, portanto, não usam. Para alívio eterno, há os que usam isso e muito mais, como a Cris Dissat, o Tiago Dória e muitos outros.

Equipe-se

  • Notebook: escolha um leve, pequeno, mais portátil. Eu preferi um netbook, mais fácil de carregar, mas há ótimos notes de 13 polegadas no mercado.
  • Celular: o meu Nokia E71 serve tanto para twittar, graças ao Gravity, como para filmar e, eventualmente fotografar. Mais que isso, garante conexão eterna à internet, graças ao meu plano de dados. Isso já me salvou várias vezes em eventos. Se eu fosse um pouco mais desapegada teria um iPhone ou qualquer outro smart com Android (resenha sobre o Galaxy S a caminho, segurem a curiosidade).
  • Internet – se o seu celular não te dá acesso à rede, fundamental ter um modem 3G. Não dá mesmo para confiar em WiFi de eventos grandes. Ele sempre fica lento – isso quando funciona.
  • Câmeras: eu amo de paixão atômica minhas Canon portáteis. Claro que adoraria ter uma Rebel… Só que as compactas (hoje estou com a A110IS) garantem qualidade e portabilidade – e a saúde das minhas costas.
  • Cabos de energia e USB – ainda não dá pra viver sem eles. Em toda e qualquer cobertura, eles vão junto, muitas vezes com uma régua de tomadas para garantir que nada fique zerado. Convém ter suas pilhas recarregáveis e o carregador também por perto.
  • Pen Drive – são a salvação da lavoura para trocar grandes volumes de arquivos de forma rápida e segura.

Claro que você não precisa levar tudo a cada saída. Algumas vezes, basta o celular, em outras a mochila precisa ir cheia.

Use as ferramentas online para ter mais informação

Existem centenas de jeitos de conseguir informação de qualidade, em tabelas, pagando pouco ou nada. Eis algumas ferramentas úteis:

Factual: o site oferece informações abertas sobre saúde, educação e outros temas, segundo a localização e disponibilidade dos dados e os organiza em tabelas segundo a sua necessidade.

Socrata: Dados governamentais abertos para exploração. Fácil, acessível e prontinho para publicar, através de API e outros meios.

Google Fusion Tables: Ainda em desenvolvimento, a ferramenta permite arquivar, manejar, publicar e visualizar dados como você precisar.

PiratePad: muito parecido com o GoogleDocs, permite editar e escrever documentos a muitas mãos, à distância. Simples, direto, fácil.

OpenHeatMap: o site transforma a sua planilha em mapa. Um jeito bacana de fazer seus leitores entenderem informações mais complexas.

LinkedIn: este é um dos que mais uso. Verdadeira mina de ouro para encontrar fontes, mapear empresas, detectar tendências de mercado entre muitas outras atividades.

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo