Navegue
10
set
2009

Entenda as tarjas de censura

censurado

Meu avatar no twitter já está “censurado”. Há mais de 5,7 mil pessoas com a tarja – e não tenho dúvidas que muitos mais virão. Com a “reforma” da lei eleitoral para 2010 no Senado – e o Estadão censurado – ninguém cansa de se mexer para acabar com as interferências indevidas na rede. Já falei um tanto disso ontem, no Achados na Web e não vou repetir o que está logo aqui embaixo. A coisa toda começou bem no meio das minhas férias mirradas.

Como se faz? Use o Twibbon para promover o fim da censura no Brasil. Segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras, embora não sejamos uma China, temos sérios problemas – e eles estão falando dos jornais, TVs, rádios. Aqui na rede – teoricamente livre – estamos à mercê das sentenças descabeçadas. Ao fim e ao cabo, nosso direito à livre expressão é facilmente pisoteado, sem medo e sem remorso, exatamente pelo poder que deveria defendê-lo: o Judiciário.

O movimento está centralizado na página Censura nunca Mais. Lá você encontra banner, link para o twibbon e pode “censurar” sites. Sugiro que o primeiro seja o do Senado, o segundo da Câmara dos Deputados e, a seguir, todas as instâncias judiciais oficiais… A razão é simples: blogs e sites têm sido censurados repetidamente nos últimos anos. A história começou em 2007 com uma bonitona metida a besta que tentou tirar um vídeo do YouTube– e acabou derrubando não só o site, mas complicando a vida de muita gente. Depois disso, demos adeus à paz e ao sossego. A cada de vez em quando lá vem bomba.

Se você não tem site nem twitter, sem problema. Saiba que a questão existe. Saiba que o Poder Judiciário brasileiro precisa de reformas. Envolva-se com política, faça política, fale de política. Pense, pelo amor! De tanto todo mundo ficar quieto, nada muda no Brasil – ou muda muito mais devagar do que seria possível.

Se você tem seu blog, seu twitter, tumblr, posterous – ou qualquer similar – e já não tem preguiça de lutar pelo que é seu direito, vem com a gente. 2010 promete ser um ano conturbado, de muito balanço na rede. Preparem-se.

Postado por:
Categorias:
Brasil, web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo