Navegue
24
mar
2010

Ecoblogs: dois anos transformando o ambiente digital

umacançãoantiga
Há pouco mais de dois anos, vocês sabem, fui convidada a participar de uma rede de blogs sobre ecologia, o Ecoblogs. Abracei a idéia na mesma hora. Primeiro porque adoro escrever sobre meio ambiente. Segundo porque acredito que quanto mais se fale num assunto, melhor. E me reunir com uma turma de primeira, formada por Denise Rangel, Rodrigo Barba, Isis Nóbile, Carol Costa, Jorge Cordeiro (que trocou a gente pelo Governo Federal) e o VictorVasques é um enorme prazer. Esta rede, formada por nós tanto nos blogs como no Twitter, foi o jeito da Fundação Mapfre valorizar o meio ambiente, a sustentabilidade e incentivar a transmissão de conhecimento.

Foram centenas de posts. Conversas divertidas, agonia muita. Luta, sempre. No meio do caminho, encontros – esta maravilha que a internet proporciona. Mesmo escrevendo sobre ecologia desde o início do Ladybug Brasil, ter um compromisso fixo fez toda diferença. E aviso tudo o que indico, pratico.

  • Não uso sacolinha plástica. Em minha bolsa sempre há pelo menos uma sacola retornável. 😉
  • Economizo energia elétrica, água do banho (e todas as outras), gás.
  • Não uso carro. Meu transporte são minhas (longas) pernocas – ou o transporte público que me é oferecido.
  • Reciclo – tudo o que pode ser reciclado. E me preocupo com a entrega do lixo eletrônico.
  • Presto atenção nas compras: evito produtos super embalados e leio rótulos para ver sua composição.

Eco-perua – a descoberta da beleza sustentável

Lancôme no LuluzinhaPé atrás com fabricantes de cosméticos eu sempre tive. Afinal, minha primeira “militância” foi na proteção animal e o que se faz nos testes de cosméticos e farmacêuticos com os bichinhos é algo de virar o estômago. Não acho, mesmo, que o ser humano tem precedência sobre qualquer outra espécie – e os fins não justificam nadica de nada. Além disso, tenho um problema filosófico com os departamentos de marketing deste segmento. Cada um de nós tem uma beleza sua, própria. E a propaganda deles, em geral, é pra deixar todo mundo igual – e photoshopado… Biodiversidade nenhuma.

De toda forma, nestes dois anos, descobri que sou eco-perua. Eu busco produtos de maquiagem que sejam verdes. Potes recicláveis, ingredientes de preferência naturais, não testados em animais. É uma informação difícil de encontrar, que você precisa encontrar pra lá das letras miúdas dos rótulos. E não basta só ter refil do produto ou dizer que ajuda a Amazônia. Eu fico de pé atrás com muito do que vejo e leio por aí – tanto que vocês nunca leram nada a respeito aqui. Enquanto eu não testar tudo direitinho, não digo nada.

O próximo passo da dona Joaninha – além de seguir os posts da série Biodiversidade – é descobrir quais são os produtos de beleza que são realmente sustentáveis e amigos do meio ambiente.

Postado por:
Categorias:
ecologia, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo