Navegue
05
out
2010

Cooperativa Mariense de artesanato: de Minas para o mundo

Trabalhos da Cooperativa Mariense de Artesanato

Papel de fibra de bananeira, gamela, abajur e almofada de fuxico.

Fotos: Divulgação

Esta dica veio do formulário de contato. A Gisele, gerente comercial da Cooperativa Mariense de Artesanato ([email protected]), deixou a dica no meu e-mail e, claro, fui lá checar a história. A Cooperativa surgiu junto com o Projeto de Desenvolvimento do Turismo Rural em Maria da Fé; uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o SEBRAE-MG. Um dos objetivos era desenvolver um artesanato que tivesse identidade local. Em uma das reuniões para discutir o projeto, o artista plástico Domingos Tótora apresentou o trabalho criado por ele feito com papel reciclado e fibra de bananeira.

Desta reunião, Domingos Tótora e mais cinco mulheres da comunidade aceitaram o desafio de desenvolver o trabalho, e nasceu a Oficina Gente de Fibra. Ao mesmo tempo foram criadas outras oficinas de artesanato na cidade. À medida que os artesãos se organizaram e se capacitaram, seus produtos foram conquistando os mercados interno e externo. Para fortalecer o seu artesanato, as muitas oficinas se uniram em agosto de 1999, quando foi criada a Cooperativa Mariense de Artesanato.

Dos , 28 associados na sua fundação, hoje a Cooperativa tem 52 associados. Suas peças são vendidas nos EUA, alguns países da América do Sul e da Europa. E, claro, no Brasil está em grandes centros e em diversos pontos do país. Atividade solidária, ecológica e que reforça a comunidade. Sem contar que dá gosto visitar o site e ver os diversos trabalhos desta gente – em madeira, tecido, retalhos, palha e muito mais.

Agradeço à vendedora que bateu aqui na minha porta virtual. Descobri uma nova cidade para conhecer: Maria da Fé, Minas Gerais. Que, só pelo site, me lembrou outra cidade da Serra da Mantiqueira.

Postado por:
Categorias:
ecologia, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo