Navegue
17
fev
2012

Choramos por vocês, mulheres da Paraíba

http://farm4.staticflickr.com/3605/3674906958_cde5e99e81_d.jpg

Daí que aparece na TV e nos portais a notícia de um estupro coletivo na cidade de Queimadas, na Paraíba. Não bastasse a gente ter que encarar a insegurança total e irrestrita, somos obrigados a assistir cenas de barbárie absoluta!

A história é sórdida: um homem deu de presente de aniversário ao seu primo um crime. Os dois irmãos que organizaram a festa teriam simulado um assalto, com a ajuda de outros homens, para violentar as mulheres convidadas, usando capuzes e máscaras de carnaval. Seis mulheres foram agredidas e estupradas. Duas delas, Michele Domingues da Silva (29 anos) e Isabela Pajussara Frazão Monteiro (27 anos), identificaram seus algozes e por isso foram assassinadas.

O pior detalhe desta festa macabra? Na TV, o que virou manchete foi a proibição do uso de máscaras na cidade.

Enquanto isso a gente se arrepia ao pensar em mulheres sendo amarradas, vendadas, amordaçadas e estupradas em uma festa. De caso pensado. Ok, eles estão presos. A delegada que investiga o caso parece estar cumprindo seu papel lindamente. E as moças que sobreviveram? Como fica a vida delas?

Até quando?

Porque vamos combinar, é o fim da picada um homem estuprar uma mulher. Sabemos, pelas pesquisas, que os estupros são praticados, na grande maioria dos casos, por conhecidos. Um “não” que é desconsiderado.

Este tipo de violência não tem que existir. Ponto final.

Ele é derivado, me perdoem, da sensação de que homens são donos das mulheres. Que não faz mal chamar a moça de “gostosa” na rua. Daquele conceito rançoso de que “mulher minha não trabalha fora”. Todas expressões do machismo que vigora e é reforçado entre nós todos os dias.

Este post, parte da blogagem coletiva do LuluzinhaCamp e do Blogueiras Feministas é para dizer: esta barbárie aconteceu. Nada de deixar em branco. Nada de esquecer. Choramos, todas nós, por estas e todas as mulheres que são violentadas todos os dias.

Foto: Maks Karochkin, CC-BY

P.S. Nem bem tinha acabado de escrever o post, veio a notícia de uma MENINA (12 anos) que foi estuprada dentro de um ônibus no Rio de Janeiro. Chega de impunidade!

Postado por:
Categorias:
Brasil, web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo