08
Mar
2012

Festa para mulheres? É hoje: dia internacional da mulher

 

Hoje é dia! Vai ter festa e quem tem cromossomos XX vai ganhar presente. Haverá lançamento de um novo portal feminino lá no UOL, só pra começar. No LuluzinhaCamp/Coisitas de Luxo está rolando blogagem coletiva Por Amor à Vida. Timelines afora (Twitter, Facebook, whatever) haverá brindes, sorteios, parabéns.

Por que mesmo?

Ontem dona Jujuba (@garciasales) mandou um texto ÓTEMO da Jessica Winter, publicado no TimeIdeas: Assunto para discussão: Mulheres são Pessoas? (pode traduzir também pra cidadãs que vale bem direitinho). O texto, claro, está em inglês. Nada que (talvez) o Google Tradutor não resolva pra você.

No resumo da ópera: a moça não tem certeza do seu status moral e legal: é uma pessoa? É um objeto? Tutelada pelo Estado? Uma puta? O texto acaba dizendo: somos a rocha sobre a qual os homens se erguem. A imagem, claro resume a ópera lindamente: somos, sim, objetos.

Em bom português: não tô com a menor vontade de comemorar. É violência doméstica. É violência no trânsito. É violência obstétrica. E a lista não para nunca. Se você corre pro cinema (ou pra TV, revista…) dá de cara com uma sequência de estereótipos de última categoria.

E como a gente não tem pra onde correr, o jeito é aceitar a graça, sorrir e agradecer que a gente ainda está aqui para fazer a diferença. Porque esta comemoração só tem sentido com muita mudança – e isso é lento, sempre.

Enquanto isso, não custa lembrar:

  1. cuide do seu coração
  2. Previna o câncer de mama

Foto do destaque: David Jay, com permissão

 

 

Postado por:
Categorias:
mulher

Procurar

Canais

Outubro Rosa 2013

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Categorias

Joaninha Recomenda

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo